Crianças também têm as suas preferências.

POR Geovania Jesus 14/10/2011

Deus presenteou a cada ser humano com a individualidade, faculdade esta que o possibilita ter preferências desde a infância até a fase adulta

     Escola Adventista de Santo Antônio de Jesus

                                                                           Compromisso com seu Futuro

“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”. Deuteronômio 30:19

 Projeto: Crianças também têm as suas preferências

EASAJ

Objetivo geral

   Reconhecer que Deus presenteou a cada ser humano com a individualidade, faculdade esta que  o possibilita ter preferências desde a infância até a fase adulta.

 Objetivos específicos

  • Desenvolver o respeito às escolhas do outro.
  • Valorizar a preferência alheia.
  • Vivenciar situações que demonstram preferências que correspondam a vontade de Deus.

 

  • Integração fé ensino

Histórias de: Adão e Eva / Moisés/ Joás/ Esaú e Jacó/  Isaque/ Davi e Golias/ Roboão e etc.

  • Problemática

Como estimular para que as crianças reconheçam, respeitem e valorizem a individualidade alheia de acordo com os princípios bíblicos cristãos?

  • Justificativa

            De acordo com nossa cultura, outubro é considerado o mês das crianças, e estas, como já sabemos, constroem conhecimentos (chorar, andar, falar, enfim, ter as suas preferências) desde as primeiras experiências de vida.

            O desenvolvimento da criança está diretamente ligado com a sua aprendizagem e quanto mais estímulos uma criança recebe, maior será o seu desenvolvimento, pois como cada criança é dotada de individualidade, quanto mais desenvolverem essa faculdade, mais se desenvolverá como um adulto que não temerá as suas responsabilidades.

            Ellen White (2008) em seu livro Educação declara:

Cada ser humano criado à imagem de Deus, é dotado de certa faculdade própria do Criador - a individualidade - faculdade esta de pensar e agir. Os homens nos quais se desenvolve essa faculdade, são os que encaram responsabilidades, que são os dirigentes nos empreendimentos e que influenciam caracteres. É a obra da verdadeira educação desenvolver essa faculdade, preparar os jovens para que sejam pensantes e não meros refletores do pensamento de outrem.

            Partindo desse pressuposto, a escola Adventista de Santo Antônio de Jesus, compreendendo que as crianças têm as suas preferências, desenvolverá o presente projeto, conhecendo as preferências de nossas crianças e estimulando-as para que essas preferências estejam dentro do propósito de Deus para a vida de seus filhos.

  • Abrangência: Trabalho interdisciplinar com todas as turmas do G 3 ao 6° ano.
  • Culminância social (Quem será beneficiado?).

Campanha: Prefiro ser uma criança solidária.

Arrecadação de alimento e brinquedos para o Mutirão de Natal. (Premiação para a sala que mais se empenhar na campanha).

  • Tempo de duração: Mês de outubro
  • Sugestões de atividades

Dia dos animais (04/10): O meu animal preferido ____________

 Apresentações (combinar as datas): O que eu vou ser quando crescer? (Preferência nas profissões)

 Apresentações: O/A meu/minha personagem bíblica preferido (a) é: ________

 Exposições: Qual é o meu brinquedo preferido?

 Conto de histórias: Minha história preferida é:____________

 Lanche coletivo (12/10 e 26/10): A minha fruta preferida é: ____________________

 Arrecadação de alimentos para crianças e adultos carentes (Prefiro ser criança solidária)

 

Exemplos sugestivos para um trabalho interdisciplinar. Como cada disciplina poderia contribuir?

Língua Portuguesa- Produção textual (o tema será de preferência dos alunos)/ Pesquisa com adultos sobre suas preferências na infância.

Matemática- Levantamento de dados (Ex. Preferências  de: frutas, legumes, brincadeiras programas de TVe etc. de amigos, pais, vizinhos)/ Gráficos e tabelas demonstrando esses números.

História- Pesquisa sobre a histórica da cidade preferência

Geografia: Zona rural, zona urbana, estações do ano (Qual é o meu lugar preferido?/ Qual a minha estação preferida).

Artes: Desenhos envolvendo as preferências das técnicas : pontilhismo, mosaicos e etc./ Produção de peças teatrais/ Musicalização

Inglês: Apresentações de expressões preferidas alunos em trabalhos orais e escritos.

Ciências Naturais: Preferências

 

  • Temas transversais
  • Ética
  • respeito
  • Solidariedade

Considerações finais

Com a permissão de Deus o trabalho em equipe com interdisciplinaridade dará a oportunidade para que as crianças sejam estimuladas ainda mais a terem preferências que não desonrem a Deus e contribuam de maneira significativa para o seu desenvolvimento espiritual bem como o intelectual.

Só existe disciplina e interdisciplinaridade com interatividade. Na vida tudo é interação. O papel do professor é dar asas para o aluno e estar aberto para as coisas diferentes. As crianças, quando estão interessadas em uma coisa, têm uma disciplina fantástica”. Rubens Alves

 

Geovania Souza de Jesus Oliveira

Coordenação EASAJ